Varadero, em Cuba: um refúgio com praia linda e resorts com tudo incluído

0

Praia linda, areia branca e mar azul clarinho. Condições perfeitas para um bom descanso, aos pés de bons resorts com tudo incluído. Assim é Varadero, uma península com cerca de 30 km de extensão numa distância de aproximadamente 140 km de Havana, capital de Cuba. É para lá que buscam férias, calor e praia muitos turistas canadenses e europeus.

Mar clarinho e calor de 30 graus, em pleno inverno de Varadero, em Cuba (Fotos: Fábio Luporini)

Fui para lá, nesse janeiro de 2018, onde fiquei seis dias, quando o tempo não ajudou muito: dizem ter sido o pior inverno dos últimos 20 anos, o que significa muito vento, mar revolto e poucos dias de sol perto dos 30 graus. Mesmo assim, o turista não fica parado: há muitas atividades nos resorts ou então é possível comprar pacotes para visitar outros lugares de Cuba. Num desses, fui a três cidades (Santa Clara, Trinidad e Cienfuegos), tema para uma próxima reportagem.

Club Kawama, um dos muitos resorts em Varadero
Estrutura de uma das piscinas do resort, com muitos restaurantes também

Cuidado: há muita água viva no mar de Varadero. Tem que se prestar muita atenção na hora de entrar na água. Ao mesmo tempo, há muitas lindas conchas, um passatempo divertido para quem quiser ir em busca de belos exemplares. Trouxe algumas para cá. Mas, pouco entrei no mar clarinho, porque os ventos estavam bem fortes. Na orla, muitas espreguiçadeiras para os turistas hospedados nos resorts utilizarem e tomarem sol.

Água viva tipo caravela queima, e muito!
Havia muitas águas vivas tipo caravela ao longo da orla

Fiquei hospedado no Gran Caribe Club Kawama. Sinceramente, não precisava nem sair do hotel. Com tudo incluído, era possível tomar café da manhã, almoçar, jantar e, entre as refeições, lanches, bebidas e cafés liberados. Claro, uma piscina enorme. E acomodações muito satisfatórias. Até mesmo lojinhas havia dentro do resort, completamente aberto e grudado na areia da praia. Mas, vale a pena dar uma voltinha na cidade para encontrar artesanatos a preços mais em conta.

Fora isso, Varadero é um refúgio para quem gosta de praia tranquila. Eu, particularmente, não sou fã de mar nem de programas na praia. Mas, prefiro locais sem muitas aglomerações, como as praias brasileiras no verão. O verão caribenho, aliás, não é recomendável para que se visite Cuba. Faz muito calor, passando dos 40 graus. É quando os cubanos aproveitam as suas belas praias. O melhor tempo é mesmo no inverno, cujas temperaturas giram em torno dos 30 graus.

A praia de Varadero é um refúgio para quem quer tranquilidade

Deixe uma resposta