Quitutes, bolos, geleias e bolachas são atrativo em visita à Fazenda Palmeira

0

Os quitutes servidos na Fazenda Palmeira, em Santa Mariana (distante cerca de 80 quilômetros de Londrina), durante uma visita pela Rota do Café, são iguarias que merecem ser apreciadas, compartilhadas e novamente degustadas. O roteiro faz parte da visita a que o Portal Duo foi convidado a fazer, no fim do ano passado, e terminou com uma mesa farta cheia de sucos, bolos, pães e bolachas.

Bolo de cappuccino e geleias das mais diversas para incrementar o pão com queijo, como de amora, de vinagreiro, de kinkan e de tamarindo. O tamarindo, alíás, é uma fruta deliciosa que eu nunca tinha comido e que lá na Fazenda Palmeira dá para pegar do pé! E, claro, sucos de laranja e café delicioso.

Bolo de capuccino (Fotos: Fábio Luporini)
Pães para saborear com geleias e queijos, além do cafezinho
Queijo fresquinho
Geleias diversas
Tamarindo, com aspecto de tâmara, mas mais ácido e azedinho

Mas, as protagonistas da tarde foram as bolachinhas intituladas bolacha de mel da avó da bisavó, porque naturalmente é uma receita que foi sendo passada de geração em geração. E que Cornélia não tem problema algum em repassar. Por isso, o Portal Duo reproduz aqui a receita.

“Minha mãe sempre fazia antes do Natal, de umas dez variedades: com nozes, geleias e guardava no armário trancado porque éramos cinco filhos com vontade de comer”, lembra Cornélia. E as bolachas eram servidas no Natal. “A que eu mais gostava era essa. Depois casei e tive filhos e passei a fazer o ano inteiro”, diz. Até que o pessoal do Sebrae sugeriu que Cornélia servisse as bolachinhas nas visitas. E assim foi feito.

Bolachas de mel da avó da bisavó

Tradicionais, as bolachinhas fazem sucesso entre os visitantes (Foto: Jesu Campos/Assessoria Cobra Repórter)

Ingredientes:
-170g de açúcar
-2 ovos
-100ml de mel
-90g de frutas cristalizadas bem picadas
-1 colher rasa (sopa) de bicarbonato de sódio
-2 colheres (sobremesa) de canela em pó
-1 colher (sobremesa) de cravo em pó
-400g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Bater bem o açúcar e os ovos até a massa ficar espumosa. Juntar o mel e as frutas cristalizadas. Em uma vasilha misturar a farinha com o bicarbonato, a canela, o cravo. Peneirar essa mistura e juntá-la à massa, misturar até ela ficar homogênea. Deixar descansar durante duas horas. Abrir a massa na mesa (mais ou menos 1/2cm de grossura) e cortar bolachas redondas com um copinho. Colocá-las em assadeiras untadas e deixar descansar por uma noite, cobertas com um guardanapo. No dia seguinte, assar em forno médio por uns 20 minutos ou até ficarem douradas. Fazer uma “pasta” com limão e açúcar de confeiteiro e pincelar as bolachas ainda quentes. Esta receita dá para umas 50 ou 60 bolachas.

O Portal Duo fez o roteiro a convite da Rota do Café. Para fazer também, basta enviar um e-mail para contato@rotadocafe.tur.br e agendar. 

Deixe uma resposta