Livro de Londrina é indicado ao Prêmio Jabuti 2017; saiba quem!

0
Jornalista Renato Forin é um dos dez indicados ao Prêmio Jabuti na categoria Adaptação (Foto: Marika Sawaguti/Divulgação

O jornalista, ator e escritor Renato Forin recebeu, na noite de terça-feira (3), com surpresa e certa incredulidade, a notícia de que o seu livro Samba de uma noite de verão (2016, Ed. Kan)é um dos dez indicados na categoria Adaptação, dentro do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. A entrega do prêmio será no dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. Os primeiros colocados de todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil.

“Enviei de maneira despretensiosa a inscrição. Eu estava em Curitiba e tinha levado alguns exemplares. Lá eu ia decidir e acabei mandando. E hoje [terça-feira à noite, dia 3] recebei o e-mail do meu orientador, o professor Paulo Boni, me parabenizando. Confesso que ainda estou descrente”, diz Renato Forin, autor do livro. O livro, publicado em 2016, é uma dramaturgia que retrata as misturas do Brasil: religiosa, cultural, étnica, sonora, entre outras.

A publicação foi montada pela Escola Municipal de Teatro, com direção de Edna Aguiar e Guilherme Kirchheim – na qual Renato é ator – e virou disco, com participação de diversos músicos da cena londrinense. “Essa é minha primeira dramaturgia, onde descobri essa paixão pela escrita dramatúrgica e pelos palcos”, diz. O livro é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Os outros indicados podem ser vistos pelo site do Prêmio Jabuti.

O livro, que custa R$ 35 (capa dura mais CD) e pode ser comprado pelo telefone (43) 9.9979-3349 (whats), com o próprio autor.

PS: Quando eu trabalhava na RPC e mantinha um blog no G1 PR, escrevi sobre o livro, por ocasião do lançamento. É só clicar aqui, que o link ainda está no ar!

Deixe uma resposta