Forte de Copacabana reserva visita à história e vista privilegiada das praias

0

O dia estava quente. E o passeio era histórico. O ingresso, apenas R$ 6 (inteira). Mas, a visita tem preço incalculável. Assim como a vista. Estou falando do Forte de Copacabana, que testemunhou episódios de uma época monárquica passando pelos primeiros anos da República e, inclusive, as instabilidades políticas do período democrático de 1955 que culminaram no golpe militar de 1964. As suas paredes respiram História.

Veja o site do Forte de Copacabana.

Vista aérea do Forte de Copacabana (Ipanema e Leblon, ao lado esquerdo e praia de Copacabana à direita)

Ali dentro é possível apenas visitar as cafeterias, entre elas a Colombo ou a 18 do Forte, nome referência direta à Revolta dos 18 do Forte em 1922, de apenas um dia, com 17 militares e um civil contra as oligarquias no poder, dentro do movimento tenentista. Hoje o espaço abriga exposições permanentes acerca dos diferentes momentos do país, sempre ligados ao exército: quando foi criado, quando esteve no poder, quando participou de momentos decisivos.

Dentro do museu estão as salas dedicadas à colônia/império e à república. Muitos dos objetos expostos, incluindo armas de fogo ou espadas, assim como broches e brasões, são verdadeiros e originais, apesar de haver uma grande quantidade de itens reproduzidos. O visitante tem uma ideia do que foi e de como foi a atuação do exército durante a colonização, durante a monarquia, durante a república. É, dentro da democracia, o início da república e a ditadura militar.

Salão Colônia/Império (Fotos: Divulgação)
Salão República
Salão República
Salão dos presidentes militares
Gabinete de curiosidades, com objetos distintos

É possível ainda visitar a própria fortificação, além da cúpula dos canhões, de onde se tem uma vista ainda mais bonita da praia de Copacabana. Tomando um cafezinho ou então um suco bem gelado nos dias de calor, é possível apreciar a vista, sentir a brisa do mar, curtir um pouco o espaço. Tem dias que a entrada é gratuita depois das 18h, quando as instalações do museu já estão fechadas, mas as cafeterias permanecem abertas.

Fachada do Forte de Copacabana, na década de 1920
Fachada atual do Forte de Copacabana
Vista da fortificação e da seção dos canhões

Deixe uma resposta