Aos 70 anos, aluno está no penúltimo ano de Direito e já pensa em fazer pós-graduação

0

No primeiro dia de aula no curso de Direito da Faculdade Pitágoras em Londrina, o septuagenário João Costa Netto vestiu um terno e uma gravata e foi para a sala de aula. Quando lá chegou, todos pensaram ser ele o professor. Acontece que, em 70 anos, ele nunca havia feito uma faculdade. Hoje, está quase terminando o curso e já pensa em fazer pós-graduação. Um exemplo para os colegas, os filhos, os netos e os bisnetos.

“Ah, acharam que eu era o professor, porque eu vim de paletó e gravata”, lembra seo João, que de certa forma sentiu um pouco de preconceito dos colegas, o que foi sendo derrubado ao longo dos anos. “Depois foram se achegando.” Afinal, não é comum ter entre os colegas de turma um senhor de 70 anos, casado há 51, com cinco filhos, doze netos e três bisnetas.

Seo João exibe o livro do Direito (Fotos: Fábio Luporini)

Seo João conta que depois de criar e encaminhar todos os filhos – nem todos, entretanto, fizeram faculdade: apenas três –, ele resolveu cuidar de si e estudar. Já trabalhou com muita coisa nessa vida: recuperação de veículos automotores, casas de aluguel e barracas na feira, entre outras coisas. Com algumas economias, não pensou duas vezes em prestar o vestibular. Ele conta que foi favorecido pela redação, escrita a partir da sua experiência de vida.

A princípio, quer apenas ser bacharel em Direito. “Acho que os homens têm de deixar um exemplo para a família, para os netos, para a sociedade.” O exame da Ordem dos Adovgados do Brasil (OAB) é um passo seguinte. Mas, João já pensa em fazer pós-graduação. “Enquanto eu estiver andando, vou estudar. Tendo saúde…”, diz.

Lívia Peixoto, professor de processo civil, só tem elogios ao aluno septuagenário. “Apesar da idade, está sempre disposto, é participativo e questionador”, conta. Enquanto o Portal Duo entrevistava o seo João, minutos antes de começar a aula, os colegas iam chegando e cumprimentando-o. E, logo em seguida, mais uma aula começou. E o portal foi convidado a testemunhar a formatura de João. Estaremos lá!

Professora Lívia, em aula na turma de seo João

Deixe uma resposta