12 de outubro de 2017: os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

0

Hoje é um dia especial. Dia de devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mais que isso. É dia da santa amiga de muitos e muitos fieis país afora. Uma amizade misericordiosa. E que tem rendido muitas graças ao longo desses 300 anos. Sim, porque nesse dia 12 comemora-se três séculos que a imagem de Maria foi encontrada pelos pescadores no rio Paraíba, no vale do Paraíba, em São Paulo. Uma imagem simples, de terracota, tal qual é a santa e tal quais são os pescadores a quem ela apareceu.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Divulgação)

A devoção a Maria é grande no mundo inteiro. Desde Guadalupe, no México, onde está a Imperatriz das Américas, até Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, passando obviamente por Fátima, em Portugal, e por Lourdes na França. Esses são alguns dos mais famosos e mais procurados santuários no mundo. Mas, a devoção mariana está em todo o lugar. E é bonito de ver a fé das pessoas em Maria, que leva sempre ao filho, Jesus. Até porque o único mediador entre Deus e os homens é o próprio Cristo.

Basílica de Aparecida (Foto: Wikipedia)

E quem já teve a experiência de visitar o Santuário Nacional de Aparecida sabe da mística que se tem em torno da santa. Um lugar abençoado, cheio de boas energias e muita oração. Um lugar de paz e de encontro com Cristo, por intermédio de Maria. Muitos são os relatos de milagres, de curas, de bênçãos realizadas em crianças, idosos, doentes e enfermos, famílias inteiras! E muitas são as graças que ainda estão por vir. Celebrar os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida é, na realidade, é encontrar-se com a própria história do povo brasileiro, que se confunde com a devoção à santa.

Afinal, Maria apareceu aos marginalizados da sociedade, em cor negra em referência aos escravos, também excluídos socialmente, e da mesma forma com que Cristo certa vez apareceu aos discípulos: numa pescaria. As referências são claras, históricas e divinas. Não há dúvidas dos sinais de Nossa Senhora no meio do povo. Então, hoje é dia de rezar ao menos uma ave-maria em homenagem à santa de todos os brasileiros.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou um artigo com as reflexões do papa Francisco sobre Nossa Senhora Aparecida. Leia aqui.

Papa Francisco com a santa, quando esteve ao Brasil em 2013 (Foto: CNBB/Divulgação)

Veja abaixo o Globo Repórter especial sobre Nossa Senhora Aparecida:

Deixe uma resposta